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Planejamento tributário no ecommerce: economize com segurança!

planejamento tributário no ecommerce

5 passos para um planejamento tributário no ecommerce de sucesso

Você sabia que existem estratégias que podem mudar o futuro do seu negócio? Veja como o planejamento tributário é vital para o sucesso do seu ecommerce!

O planejamento tributário é um dos pilares para garantir que a alta carga tributária em nosso país não afete os resultados e lucros do seu ecommerce.

Afinal, esse é um segmento que tem crescido cada vez mais, oferecendo diferentes vantagens e desafios aos empreendedores.

Mas, como evitar maiores problemas durante a sua gestão?

Acompanhe a leitura de nosso artigo para ficar por dentro de tudo!

Saiba mais sobre como funciona a tributação para ecommerce no vídeo que disponibilizamos no Canal da Start Contabilidade Digital:

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O que é o planejamento tributário?

Trata-se do conjunto de ações e práticas legais que buscam otimizar toda a gestão fiscal de uma empresa, com objetivo de economizar com impostos e garantir conformidade.

O planejamento tributário envolve estudar as normas tributárias, analisar as operações realizadas, bem como escolher o regime tributário adequado e apurar corretamente os tributos a serem pagos.

Além disso, envolve a elaboração de relatórios e demonstrativos fiscais.

Por que essa estratégia pode beneficiar seu ecommerce?

Você sabia que o planejamento tributário pode trazer uma série de benefícios para sua loja virtual?

Isso porque ele permite reduzir a carga tributária, aumentar seus lucros e prevenir-se contra multas ou demais penalidades.

Além disso, essa estratégia ajuda a respeitar os princípios e regras tributárias, evitando sonegação fiscal, ocorrência de autuações fiscais e instauração de processos judiciais.

5 passos para um planejamento tributário no ecommerce efetivo

Como vimos, o plano tributário é uma forma de organizar informações fiscais do seu negócio, buscando o cumprimento de obrigações legais e melhoria na gestão.

Por isso, para realizar um planejamento adequado, é preciso realizar algumas ações.

São elas:

  1. Colete os dados da sua empresa.
  2. Analise a natureza jurídica e enquadramento tributário.
  3. Estude e defina o melhor regime tributário para seu ecommerce.
  4. Elabore seu plano tributário, defina estratégias e ações.
  5. Revise e ajuste o planejamento tributário frequentemente.

A partir dessas ações, é possível garantir maior segurança tributária sobre as atividades do seu ecommerce.

Mas, afinal, como funciona a tributação para ecommerce?

Sobretudo, a tributação para lojas virtuais depende de uma série de fatores, como tipo de produtos ou serviços oferecidos, local de origem e destino das mercadorias, bem como as formas em que são tributadas as atividades.

Mas, além disso, é importante conhecer quais os impostos incidentes sobre o seu ecommerce.

Os principais, são: ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.

O que considerar para escolher o melhor regime tributário?

Inicialmente, é importante entender que o sistema de tributação se refere ao conjunto de normas, os quais definem a forma que seu ecommerce será tributado.

Ou seja, quais impostos deverão pagar e ser calculados.

Existem três principais regimes em nosso país: Simples Nacional, Lucro Presumido e o Lucro Real.

Cada um deles possuem vantagens e desvantagens, que serão impactadas com relação a alguns fatores.

Por isso, é importante fazer uma análise minuciosa, visando a escolha do sistema adequado.

Nesse cenário, considere as devidas questões:

Além disso, é preciso levar em consideração a possibilidade de compensar eventuais prejuízos.

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Conte com uma contabilidade especializada e evite problemas em seu ecommerce

Como você pode ver, o planejamento tributário no ecommerce é uma tarefa complexa e que exige conhecimento técnico e atualizado sobre a legislação tributária.

Por isso, contar com a ajuda de uma contabilidade especializada em ecommerce pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

Dessa forma, o apoio contábil pode auxiliar, durante sua gestão, através da escolha do sistema adequado, emissão de notas fiscais, bem como a apuração ou recolhimento dos devidos impostos.

Além disso, os especialistas cuidam de todas as burocracias, envolvendo a escrituração contábil ou fiscal, e a elaboração de relatórios para demonstrativos sobre a situação do seu ecommerce.

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